sábado, 25 de agosto de 2012

Dormir mal aumenta em 57% o risco de cesariana de urgência


Existem alguns fatores bem conhecidos para cesariana de urgência, onde a vida da mãe ou do bebê, isoladas ou simultaneamente, correr riscos. A esta lista nos devemos acrescentar estresse, preocupações e má qualidade do sono. A pesquisa realizada na cidade de Malmo, na Suécia, avaliou mais de 6400 gestantes na primeira gestação enfatizando aspectos relacionados ao estado mental. Foram controladas outras variáveis tais como diabetes gestacional, idade da mãe, período da gestação, uso de peridural, etc, etc. Após os ajustes, 3 variáveis se associaram com cesariana de urgência: estresse, sono ruim e preocupações.
As estimativas de risco mostraram que, por exemplo, o estresse aumentou em 66% a chance da gestante ser submetida à uma cesariana. No caso do sono de má qualidade, o aumento do risco foi da ordem de 57%. As implicações do estudo são claras: vale a pena investigar o estado mental da gestante, avaliando as situações estressantes do dia a dia, a qualidade do sono e a presença de preocupações que, muitas vezes, são intensas e incapacitantes. Uma vez confirmada a existência destes problemas, caberia adotar medidas de suporte social ou tratamento. Medidas no geral, simples e práticas, oferecidas por médicos, enfermeiras ou psicólogas. O benefício seria uma redução significativa das cesarianas de urgência, que acarretam sim uma periculosidade adicional na comparação com cesarianas programadas.
Se uma cesariana planejada traz alguns riscos, a cesariana de urgência ainda é mais complicada. E lá na Suécia isso é um problema que preocupa não só as gestantes, mas também os médicos. Bem, esta aí uma coisa que nós médicos brasileiros podemos aprender com nossos colegas suecos.
WSCOM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.