Desde da última segunda-feira (30), os usuários da mídia receberam a notícia de que serão desligados do serviço e terão um prazo de um ano para exportarem seus dados, para o Google+, mas já não são permitidas a inserção de novos usuários.
Segundo informações oficiais divulgadas pela Google, a partir do dia 31 de dezembro deste ano, a página “orkut.com” será definitivamente extinta. Para as pessoas que utilizavam o Orkut com intuito de pesquisas, debates em fóruns, ou seja, pelas funcionalidades oferecidas pelas comunidades, e pretendem ainda utilizar esses serviços, a plataforma manterá em banco de dados, como espécie de museu do serviço, parte das comunidades de forma estática, apenas para título de consulta das informações que nelas constam.
O analista de suporte Vito Cabral explica que conheceu o conceito de rede social em 2012, através do uso frequente do Orkut. Porém, com a chegada de novas mídias sociais, ele optou pelo cancelamento da sua conta. “Eu usava mais o Orkut para entrar em contato com amigos, resolver assuntos da faculdade e usufruir do benefícios das comunidades”, explicou o analista.
Um dos motivos que levaram muitos usuários do Orkut a migrarem para outras plataformas foi a questão da popularidade de novas ferramentas, advindas de mídias como o Facebook. “Deixei de usar o Orkut e passei para o Facebook porque a maioria dos meus amigos tinham migrado para lá, acabava sem muita funcionalidade, apesar de eu sempre acessar as comunidades”, ressalta Vito.
De acordo com o especialista em mídias sociais Thiago Leal, os dois países que mais possuíam usuários no Orkut eram a Índia e o Brasil, e por muito tempo essa plataforma foi importante.
Porém, com os avanços tecnológicos, ela foi perdendo valor comercial. “O Orkut era uma plataforma em desuso, consistia em uma tecnologia antiga porque não tinha o mercado comercial que hoje as demais plataformas oferecem. Por isso, provocou a migração dos usuários para outras mídias”, destacou o especialista.
Quanto à relevância das mídias sociais no Brasil, o especialista em mídias sociais destaca que existe um investimento econômico muito alto de grandes empresas nesse segmento.
Ao acessarmos as atuais plataformas verificamos a quantidade de anúncios publicitários, páginas comerciais e perfil de políticos. As redes sociais ultrapassaram o limite da comunicação e alcançaram outras áreas possíveis através das frequentes atualizações dos sistemas. “As mídias sociais são de extrema importância, há muito investimento por clientes privados. Existe um percentual de anunciantes migrando para plataformas digitais que aumenta a cada ano”, finalizou.
Créditos: Paraíba Total
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