No Brasil, a polícia mata seis pessoas por dia. Esta é a média de cidadãos mortos por policiais brasileiros no período de 2009 e 2013. Em cinco anos, foram 11.197 óbitos provocados pelos homens da lei — a polícia norte-americana, por exemplo, levou 30 anos para matar 11.090 pessoas.
Estes números fazem parte do levantamento que integra o oitavo Anuário Brasileiro de Segurança Pública do Fórum Brasileiro de Segurança. Ele traz a classificação de quais tropas são mais letais; RJ em 1º,SP em 2º BA em 3º. Apesar de ser campeã no rankings de mortes de civis (como aconteceu em quase todos os anos do levantamento), a polícia carioca registrou significativa redução na quantidade de homicídios: de 1.048 em 2009 para 416 em 2013.
"A única notícia boa desse cenário são os dados cariocas. Desde a implantação das UPPs, o Rio tem tido uma redução expressiva de letalidade", afirma a diretora-executiva do Fórum, Samira Bueno. "[Esta é] A única notícia boa desse cenário extremamente triste. Seis pessoas mortas por dia é muita coisa."
São Paulo, segundo no ranking das forças policiais que mais matam no Brasil, também teve redução no número de mortes por intervenção policial: em cinco anos, elas caíram de 566 para 364. Contudo, houve aumento de quase 40% dos homicídios praticados por policiais no horário de folga. Créditos: Brasil Post
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.