terça-feira, 11 de novembro de 2014

Homem-bomba que matou 46 em escola estava ‘disfarçado de aluno’

Vítimas do ataque desta segunda (AP)

Uma explosão que deixou ao menos 46 estudantes mortos no nordeste da Nigéria, nesta segunda-feira, foi perpetrada por um homem-bomba disfarçado de aluno, suspeitam as autoridades locais. Ele também morreu no episódio. A polícia acredita que o grupo radical islâmico Boko Haram esteja por trás do ataque, ocorrido na cidade de Potiskum. 

Diversas escolas já foram alvejadas pelo grupo, cujo objetivos declarado é instalar um Estado islâmico no norte da Nigéria, no qual meninos recebam apenas educação religiosa e meninas sejam impedidas de frequentar as aulas.

O ataque também deixou 79 feridos, muitos em estado gravíssimo,e ocorreu no momento em que os jovens se reuniam no pátio da escola. Isso indica que o homem-bomba tentou matar o maior número possível de alunos. Um estudante disse à BBC que viu os corpos mutilados de seus colegas. Soldados despachados ao local da tragédia foram recebidos a pedradas pela população local, que se queixa da insegurança e acusa as autoridades de terem fracassado no combate ao Boko Haram. 

"O governo precisa ser mais sério na luta contra o Boko Haram, porque (a situação) está saindo de controle."No nordeste da Nigéria, aldeias inteiras estão sob o controle dos jihadistas, e ataques se tornam cada vez mais comuns. Há relatos de que até os soldados do Exército estejam fugindo do combate com extremistas em algumas cidades.
Créditos: BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.