Segundo informações provenientes da Turquia, está sendo concentrado material bélico junto à fronteira com a Síria. Os tanque e carros blindados da 5ª Brigada Blindada de Gaziantep já estão posicionados na fronteira.
Mehmet Ali Dag, correspondente da agência noticiosa Ihlas na região fronteiriça de Kilis, partilhou com a Voz da Rússia a sua análise da situação atual:
“Ainda há 15 anos o número de tanques e militares na fronteira com a Síria era 30 vezes maior. Se tratava de medidas de precaução contra possíveis ataques terroristas. Mais tarde as relações com a Síria começaram a melhorar e as forças militares foram retiradas da fronteira.
Nos últimos tempos, devido ao fato de algumas zonas fronteiriças da Síria estarem ocupadas por forças próximas do Partido dos Trabalhadores do Curdistão, as forças armadas da Turquia instalaram como medida de precaução sistemas de DAA, blindados e outro material militar em posições estratégicas importantes. Isso foi feito por considerações de segurança. Antes existia o Estado da Síria com quem se podia negociar. Agora esse Estado não existe. Existe a oposição que, ela própria, está dividida em 5 ou 6 fações que nem conseguem negociar entre si.”
O jornalista Sedat Atilla de Sanliurfa acrescenta:
“Com os últimos acontecimentos na Síria e a tomada de algumas cidades fronteiriças, as forças armadas turcas começaram a movimentar material militar para a fronteira. Em Sanliurfa e nas regiões vizinhas com a Síria de Ceylanpinar e de Akcekara as forças turcas também estão a ser reforçadas.”
Os militares observam em permanência os acontecimentos na Síria. As situações de emergência são reportadas diretamente para o Quartel General em Ancara. Entretanto, os habitantes árabes de Sanliurfa rezam para que os confrontos na Síria terminem em breve, que se estabeleça a democracia e pare o derramamento de sangue. Nas zonas de Ceylanpinar e de Akcekara foram erguidos campos de tendas para os refugiados. Até este momento eles já receberam cerca de 15 000 pessoas.
Voz da Russia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.