segunda-feira, 12 de maio de 2014

SP: Reservatório do Alto Tietê esvazia rapidamente e órgãos responsáveis silenciam

cantareiraO nível dos reservatórios do Sistema Alto Tietê cai em velocidade semelhante a do Sistema Cantareira – ambos geridos pela Sabesp – desde antes da crise de abastecimento de água vir a público. Em 12 de maio do ano passado, as represas do sistema estavam com 64,9% da capacidade. Hoje (12) estão com 33,6%. Nos últimos cinco meses, houve uma queda em sequência de 46% em janeiro; 42,3% em fevereiro; 38% em março; 36,6% em abril; até os atuais 33,6%. A redução média é 0,2 ponto percentual ao dia. Além disso, observados os meses de maio dos anos anteriores, a situação do Alto Tietê é ainda mais desanimadora, pois o reservatório tem o pior nível dos últimos dez anos para o período de início da estiagem.
O Sistema Alto Tietê abastece três milhões de pessoas na zona leste de São Paulo e nos municípios de Arujá, Itaquaquecetuba, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Suzano, Mauá, Mogi das Cruzes e partes de Santo André e Guarulhos.
Os cinco reservatórios são alimentados pelos rios Tietê, Claro, Paraitinga, Biritiba, Jundiaí, Grande, Doce, Taiaçupeba-Mirim, Taiaçupeba-Açu e Balainho, com alcance do volume útil de armazenamento de 517,3 milhões de metros cúbicos.
No entanto, com a crise hídrica no Sistema Cantareira, passou a ser utilizado para fornecer água ainda para os bairros da Penha, Ermelino Matarazzo, Cangaíba, Vila Formosa e Carrão, onde vivem cerca de 500 mil pessoas. A represa Guarapiranga também passou a fornecer água para parte desses locais. No total, a Sabesp informa que 1,6 milhão de pessoas deixaram de receber água do Cantareira.
O volume retirado do Sistema Alto Tietê, normalmente, é de 14,65 mil litros por segundo. A Sabesp não informa se a retirada de água aumentou pelo atendimento aos novos bairros.
A nova destinação de água do Alto Tietê foi anunciada em março pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Contudo, a medida está em operação desde dezembro do ano passado. De lá para cá, o sistema teve queda de 14,7% no nível das águas, entre 1º de dezembro (49,1%) e hoje (33,6%). Leia mais no portal RBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.