quarta-feira, 14 de maio de 2014

A Antártida está derretendo rapidamente de forma irreversível

Recuo dos glaciares na Antártida é "irreversível e imparável"
A Nasa, em estudo associado com a Universidade de Irvine, na Califórnia, confirmou e divulgou no início dessa semana que a gigantesca geleira da Antártida ocidental está em processo de liquefação irreversível. Mapeamentos feitos por satélites e por aviões durante as últimas quatro décadas foram a principal base do estudo.
Pelo fato de a geleira estar situada sobre uma depressão do solo, segundo o professor Eric Rigmot, da Universidade de Irvine, à medida que as bordas do bloco vão diminuindo, a água líquida mais quente vai se acumulando dentro da depressão e com isso passa a acelerar o processo de derretimento, que já está em processamento rápido e irreversível.
Os cientistas da Nasa e da Universidade da Califórnia não atribuem o fenômeno apenas à atividade antrópica, eles admitem que o planeta, ao que tudo indica, está entrando em um processo “natural” de mudanças, de modo análogo ao que já ocorreu em outros períodos da história geológica da Terra. Contudo, a rapidez com que o derretimento do gelo está se processando é surpreendente. A Nasa prevê um aumento de nível do mar em alguns metros, em poucos séculos. É possível que o derretimento da Antártida contribua para o derretimento de outras geleiras nos oceanos, num possível efeito dominó. Se assim ocorrer, o oceano poderá subir em até quatro metros. Nessa hipótese, muitas cidades litorâneas do mundo ficarão em grande parte submersas e as alterações climáticas se acentuarão. Como grande parte da população humana se encontra em metrópoles, é bom já pensar em planos futuros exequíveis para transmigrações de milhões de pessoas.Foto: DN.com
Créditos: DM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.