segunda-feira, 12 de maio de 2014

Drogas: preço cai e substâncias circulam da universidade à periferia

As pesquisas atestam, especialistas afirmam e as ruas mostram: está cada vez mais fácil ter acesso às drogas. O II Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), realizado em 2012 e divulgado na semana passada, mostrou que 65% dos usuários de droga do Nordeste acham fácil conseguir cocaína nas cidades nordestinas. 
O estudo ouviu 4.607 jovens com mais de 14 anos de idade, em 149 municípios sorteados aleatoriamente no País, cinco deles na Paraíba.
O presidente da Comissão de Políticas de Segurança e Drogas da OAB/PB, Deusimar Guedes, confirma que, de fato, a droga está tendo mais circulação na sociedade. “Hoje é muito fácil conseguir qualquer tipo de droga, das universidades à periferia. Houve um aumento da produção, o preço baixou muito. Hoje, a droga no Brasil é quatro vezes mais barata que em qualquer outro lugar do mundo, seja bebidas alcoólicas ou drogas ilegais. Isso ‘democratiza’ o consumo”, explica Deusimar.
O Lenad II traçou um perfil dos usuários de cocaína, crack e oxi. Segundo a psicóloga Clarice Sandi Madruga, coordenadora da pesquisa, a análise dos dados foi feita por regiões. Além da facilidade em comprar droga, o estudo diz que 54% dos usuários nordestinos apresentam dependência química, 36% deles começaram a usar antes dos 18 anos e 26% revendem parte da droga que compram.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social da Paraíba, Cláudio Lima, disse que, apesar da polícia ter conseguido apreender meia tonelada de drogas somente nos primeiros meses deste ano, resultado do trabalho de repressão, o tráfico e a oferta de droga vai existir enquanto houver demanda. Leia a matéria completa no Jornal Correio. Foto: Redeto.com.br
Créditos: Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.