sexta-feira, 20 de junho de 2014

Protesto por tarifa zero termina em vandalismo em São Paulo

Black Bloc pula em cima de um carro de luxo em concessionária em São Paulo, em ato de vandalismo durante manifestação do Movimento Passe Livre (Foto: Eduardo Verdugo/AP)Um protesto do Movimento Passe Livre (MPL) reuniu cerca de 1,5 mil pessoas nesta quinta-feira (19), em São Paulo. A manifestação foi marcada para defender a tarifa zero no transporte público e relembrar o aniversário de um ano das manifestações de junho de 2013, quando milhões de pessoas foram às ruas das principais cidades do país.
 A manifestação começou pacífica. Porém, como tem se tornado comum nesse tipo de protesto, acabou resultando em confusão e atos de vandalismo. Segundo a Polícia Militar, grupos de manifestantes encapuzados e vestidos de preto atacaram um carro de uma emissora de televisão, uma concessionária de carros de luxo e quatro agências bancárias. Lixeiras foram queimadas e o Terminal de Ônibus de Piheiros teve que ser fechado por causa da violência. O terminal já foi reaberto.
Durante os ataques às agências, a Polícia Militar não reprimiu os mascarados. Em outros pontos da cidade, os policiais usaram bombas de gás lacrimogênio. Segundo testemunhas, manifestantes tentaram conter a ação dos vândalos, mas sem sucesso. A manifestação assustou alguns turistas brasileiros e estrangeiros que estão na cidade para assistir aos jogos da Copa do Mundo. Apesar disso, o protesto não interrompeu ou comprometeu as linhas de trens e metrôs entre Itaquera, onde fica o estádio do Corinthians que sedia os jogos da Copa, e os principais pontos da cidade.
O MPL também se solidarizou à causa dos metroviários e pede, em faixas, a readmissão dos 42 funcionários demitidos pelo Metrô após cinco dias de greve.(Foto: Eduardo Verdugo/AP)
Créditos: Època

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.