quarta-feira, 18 de junho de 2014

Militantes invadem maior refinaria do Iraque

Uma autoridade citada pela agência de notícias Reuters disse que os militantes controlam agora 75% da refinaria Baiji, 210 km ao norte de Bagdá. Forças do governo realizaram novos ataques aéreos contra os combatentes que avançam rumo à capital. Confrontos também foram registrados na cidade de Ramadi, no oeste do país.
O governo luta para conter os militantes do grupo Estado Islâmico no Iraque e no Levante (Isis, na sigla em inglês) e seus aliados sunitas, e tenta fazê-los recuar nas províncias de Diyala e Salahuddin, após combatentes terem tomado a segunda maior cidade do país, Mosul, na semana passada. Baiji é responsável por um quarto de toda a capacidade de refino do país, destinada ao consumo doméstico de gasolina e combustível para geradores de energia, disse uma autoridade à agência de notícias Associated Press.
Militantes na província de Anbar, cuja capital é Ramadi, disseram ter feito avanços, com diversas delegacias perto da cidade de Hit sendo administradas agora por tribos dissidentes.
No norte do país, o governo iraquiano disse ter recapturado a citadela da cidade estratégica de Tal Afar, tomada por militantes na segunda-feira. Centenas de pessoas morreram desde o início da ofensiva na semana passada. Entre os mortos, acredita-se estarem soldados capturados e executados a tiros por esquadrões liderados por integrantes do Isis. Durante os confrontos na cidade de Baquba nesta semana, 44 prisioneiros morreram dentro de uma delegacia em circunstâncias ainda não esclarecidas.(BBC)
Créditos: WSCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.