quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Guerra de propaganda contra a Síria segue guião líbio


O Ocidente está usando extensivamente o guião líbio para derrubar o regime em Damasco. A guerra de informação está ocorrendo em todas as frentes. A ela se juntou agora o maior jornal da Áustria, Die Kronen Zeitung.

 Ele usou o Photoshop numa reportágem sobre a guerra na Síria, à semelhança dos vídeos encenados sobre as atrocidades do regime de Muammar Kadhafi contra os líbios, que foram filmados em um dos estúdios do Qatar com dinheiro da Arábia Saudita.

Aleppo, SiriaNa altura, os qatarenses foram apanhados com suas falsificações de eventos na Líbia por muitas respeitáveis publicações árabes. Agora, os blogueiros apanharam as mentiras do jornal austríaco Die Kronen Zeitung. Ele publicou uma fotografia de uma família de refugiados contra o fundo de ruínas da cidade de Aleppo – a capital econômica da Síria. Um homem segurando uma criança e uma mulher vestindo um hijab andando na rua, envolta nas chamas da guerra. E sob a imagem, uma explicação: tanques do exército de al-Assad abrem caminho para Aleppo, onde os rebeldes se estabeleceram.
Os blogueiros conseguiram provar que o jornal usou Photoshopgraças a uma fotografia da base fotográfica da agência europeia EPA (European Pressphoto Agency). Ela mostra a mesma família síria contra o fundo de uma paisagem urbana normal que virou ruínas graças aos esforços de mestres do Photoshop .
Voz da Rússia também tem provas de que o Ocidente está deliberadamente agravando a situação em Aleppo. Uma delas é o testemunho de um residente da cidade, Anfuan al-Shahabi:
“De calma, é claro, a situação em Aleppo não pode ser chamada, mas é bastante tolerável. Ao menos, não é tão má como descreve a mídia estrangeira. As forças do governo estão deslocando os insurgentes para fora da cidade, nos próximos dias elas vão livrá-la dos rebeldes. A propósito, muitos deles estão se rendendo. Em algumas partes de Aleppo ocorrem confrontos com militantes, mas em outras áreas tudo está calmo.”
A feroz guerra de propaganda está acontecendo também em torno do tema dos insurgentes. O Ocidente apresenta-os como representantes dos interesses de todos os sírios que estão lutando contra o regime de Bashar al-Assad. Entretanto, a Voz da Rússia tem provas de que na Síria há muitos militares profissionais, que estão recrutando sírios comuns para suas fileiras com dinheiro do estrangeiro. Yousef Naami – um militante rebelde do Exército sírio livre que lutou em Hama e recentemente desertou para o governo, fez uma declaração exclusiva.
"Nós, jovens, fomos apresentados a um homem que nos prometeu 2000 libras a cada um por participarmos em numa manifestação contra o governo. Não chegámos a receber esse dinheiro. No máximo 500 libras, e às vezes até nada. Nós não gostámos muito disso: prometiam uma coisa e faziam outra. E então disseram-nos que iríamos realmente receber dinheiro, e muito mais, se participássemos em manifestações com armas e se combatêssemos contra as Forças Armadas e a polícia. Nós concordamos. Mas, na verdade pagavam-nos dez vezes menos, e muitas vezes nada."
O secretário da defesa dos EUA, Leon Panetta, disse que Washington defende a preservação do aparelho de Estado da Síria depois da demissão de Assad. Isto é necessário a fim de manter a estabilidade do país. É importante que não repitamos os erros cometidos no Iraque, disse Panetta.
Aparentemente, o Pentágono já decidiu tudo – tanto por Assad como pelos sírios.
Leia mais em Voz da Russia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.